\\ JORNAL DA MANHÃ \ Saúde

Banco de Sangue precisa de 30 doações por dia

Publicada em 24/01/2017.

O Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) necessita de 30 doações de sangue em média/dia para o atendimento de toda a demanda da instituição e demais hospitais que são fornecidos os hemocomponentes. A assistente social do Banco de Sangue, Paula Kunzel, concorda com a afirmativa de que no período do Verão as doações reduzem, mas pondera que no caso do HCI esse efeito não tem tido repercussão.
“É um período que, consequentemente, reduz o número de doações, mas como estamos com essa novidade de agendamento, todas as pessoas que têm interesse em doar podem nos ligar, conseguimos ter um controle de doadores por dia”, explica. “Estamos conseguindo manter as 30 doações/dia, graças também aos doadores fidelizados. Realizamos um trabalho nas empresas, nas escolas, além das campanhas realizadas durante o ano, como forma de conscientizar cada vez mais a população, fidelizando esses doadores.”
As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, sem fechar ao meio-dia. Interessados podem entrar em contato com o Banco de Sangue por meio do telefone 3331 9373 para realizar o agendamento ou ir ao local. “Temos uma programação durante a semana, otimizando nosso serviço e utilizando cada vez melhor os doadores que nos ajudam”, acrescenta.
O homem pode doar a cada 60 dias com até quatro doações no período de um ano. A mulher pode doar a cada 90 dias com até três doações no período de um ano. “Além de apresentar um documento oficial com foto, as pessoas que se candidatam a ser doadoras têm que estar alimentadas. Ser e estar saudável, não ingerir anti inflamatórios três dias antes da doação. Precisa ter um peso superior a 50 quilos. E, a idade vai de 16 anos até 69 anos, 11 meses e 29 dias”, enumera Paula. Menores de 18 anos precisam ter um termo de consentimento disponibilizado na recepção e no site do Hospital, assinado pelo pai, mãe ou responsável legal.
“Precisamos deixar o convite a toda a população que não espere alguém próximo precisar, porque nós precisamos de doadores todos os dias em nosso serviço”, finaliza a assistente social.