\\ JORNAL DA MANHÃ \ Saúde

Casa AMA segue com atividades normalizadas

Publicada em 24/01/2017.

Acontece nesta sexta-feira, o fórum mensal em saúde mental envolvendo representantes de todas as instituições que atuam na área, em Ijuí. Os encontros acontecem na última sexta-feira de cada mês e fazem parte da Lei Municipal em Saúde Mental, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A lei, construída em parceria com profissionais da rede de atenção em saúde, segue agora para sanção do Executivo municipal.
Coordenadora da Casa AMA, Lúcia Otonelli Crescente comemora a aprovação da legislação e explica que diversos assuntos são debatidos no fórum, que é aberto, também, à participação da comunidade. “Queremos garantir melhor qualidade na assistência na área de saúde mental”, comenta reforçando que a legislação visa fortalecer a lei federal de 2001, e a lei estadual de 1992, que dispõem sobre políticas públicas em saúde mental. “Institui um colegiado que vai coordenar a política publica do município e o fórum de saúde mental, para ouvir as demandas de cada uma e dar os encaminhamentos em conjunto, incluindo capacitações para inovações.”
Lúcia revela que neste ano, Ijuí sediará o Encontro Estadual das Associações de Saúde Mental. Em 2016, o encontro foi realizado em Santa Maria, com a presença de representatividades de Ijuí. A data para este ano não está definida. A expetativa é de que ocorra em agosto, mas ainda depende das articulações da comissão organizadora, que ainda deverá ser montada.
A Casa AMA segue com a programação normal. Todas as quartas-feiras, pela manhã, são realizadas atividades do Ama Cultura, que tem intuito de aproximar a comunidade dos pacientes, por meio de atividades culturais. Na tarde de ontem, duas atividades foram desenvolvidas no período da tarde. A oficina de pintura em tela, realizada por Lauro Penz, e aulas de Reike, por Ana Cláudia Ribas Scarton.